Como me senti super disposta depois do parto, (fiz cesárea), achava que poderia fazer qualquer coisa. Me sentia super bem, ela não doía e claro, não fiz nenhum repouso, até porque nem dava, Belinha teve muita cólica e chorava muito. Eu não conseguia repousar!
A cesárea é uma cirurgia de médio porte e como todo pós operatório, exige cuidados para ter uma perfeita cicatrização externa e interna dos tecidos.
Ai veio as consequências da falta de repouso. Minha cicatriz ficou hipertrófica. A cicatriz pode ficar de três formas: atrófica (normal, fina), hipertrófica (elevada mas na linha da cicatriz) e pode dar quelóide (fibrosa, com a dimensão além da linha da cicatriz).
O repouso inadequado resultou numa cicatrização irregular, desenvolvendo em excesso o tecido conjuntivo fibroso, ficando uma saliência na superfície.
Com 10 dias após o parto, depois da retirada dos pontos, minha obstetra indicou o Kelo-cote, que é um gel que facilita a regeneração da cicatriz. Vou confessar, a preguiça era tanta, que invés de 2 vezes por dia, eu passava 1 vez por dia e deveria ter massageado toda vez que passasse, pois a massagem provoca alongamento do tecido conjuntivo, mas nem isso eu fazia!
Agora fui no dermatologista e ele me receitou de 3 a 5 aplicações de corticoide, que é aplicado com uma agulha de insulina! Depois conto pra vocês o resultado…

1 comment on “Cuidando da cicatriz pós…”

  1. Estou amando ler esse blog!! Todos os medos q eu tenho de ficar grávida, estão se disfazendo lendo os tópicos!!! Muito útil… Eu nem qria ter mais filhos pensando nas consequencias….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *