Hoje falaremos um pouco mais sobre a fáscia.

O que é Fáscia?

Ela é um tecido conectivo constituído por fibras de colágeno e elastina que envolve músculos, vasos sanguíneos, órgãos e vasos. É responsável por manter todo o corpo unido e fazer todas as ligações para que nosso corpo funcione como uma unidade. Dessa forma, se temos um problema no pé, um ponto de tensão ou uma lesão, isso pode afetar o funcionamento de músculos que se encontram mais próximos do abdômen, da cabeça, ou até a circulação e o alinhamento da coluna.

Como funciona o treinamento?

Através da fáscia, a tensão é transmitida a outras partes do corpo, comprometendo assim seu funcionamento correto. Um exemplo da influência da fáscia nas alterações do corpo, é quando há um desalinhamento no quadril. Imagine um lado do quadril um pouco mais baixo que o outro. Dessa forma, a fáscia daquele lado se encontra mais tensa, e consequentemente vai puxar o ombro do mesmo lado para baixo. Essa alteração na posição do ombro pode trazer dores, tendinite pelo estiramento de tendões musculares e bursite.

Outro exemplo é quando uma tensão na fáscia altera a circulação sanguínea para algum órgão e, devido à essa alteração, determinado órgão começa a apresentar problemas. No caso do estômago, o paciente pode passar a apresentar casos de gastrite recorrente, refluxo, azia, entre outros.

Uma forma de enxergar o funcionamento da fáscia, é puxar a ponta da blusa que estamos usando. Fica claro que ao puxar a parte de baixo, essa tensão é transmitida para a parte de cima e por isso ela também é arrastada para baixo.
Por isso, a importância de uma boa avaliação antes de iniciar o tratamento. A osteopatia visa tirar todas essas tensões e bloqueios do corpo, permitindo assim, a correção das alterações e garantindo um bom funcionamento de todas as suas estruturas.

Marque já sua consulta e não deixe sua saúde para depois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *