Todos os órgãos do nosso corpo se relacionam com regiões da pele através de uma mesma inervação.

Dor referida: O que isso quer dizer?

Quer dizer que uma mesma raiz nervosa dá ramos que vão para os órgãos e ramos para determinada área da pele. Sendo assim, quando se tem uma irritação em determinado órgão, a dor pode ser sentida em algum local distante dele. Quando isso ocorre, a musculatura da região que reflete a dor pode ter um espasmo e ficar tensa, e por isso deve-se fazer uma avaliação eficiente.

estudioforma

Dessa forma podemos então realizar um tratamento específico e direcionado para a causa primária da dor. O exemplo mais comum de dor referida é a dor que pode ser sentida no braço esquerdo durante um infarto. Isso ocorre porque a mesma raiz nervosa que inerva o coração é responsável também pela sensibilidade do braço esquerdo, fazendo com que os sintomas se confundam. Outro exemplo comum é a dor renal. Quem já teve cólicas de rins provavelmente sentiu uma dor em determinado lado da região lombar.

Por isso é importante conhecer muito bem a anatomia do corpo humano assim como todos os seus sistemas para que se possa fazer um diagnóstico preciso. Nosso corpo sempre nos envia sinais, cabe ao osteopata saber diferenciar os tipos de dor, associá-los ao histórico do paciente e elaborar um plano de tratamento específico para cada caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *