Com a chegada da gravidez, por conta daquela moleza inicial e excesso de sono, as grávidas deixam de praticar atividades físicas. Certamente algumas atividades não são muito adequadas, mas existem outras que alem de permitidas são indicadas. A ênfase dada pelos movimentos do pilates aos músculos do assoalho pélvico facilita o trabalho o parto normal, diminuindo o esforço realizado pela mãe na hora do nascimento do bebe. Por ser uma atividade que promove o condicionamento físico, trabalhando principalmente a região do core, que contempla o conjunto de músculos abdominais e dorsais, o pilates proporciona um fortalecimento significativo para melhora da postura e principalmente do equilíbrio.
A atividade é indicada a partir do terceiro mês de gestação e os exercícios são adaptados conforme a evolução da gravidez. Algumas posições devem ser evitadas. Dependendo do mês de gestação, algumas posturas tornam-se incomodas e por isso geralmente optamos por exercícios em quatro apoios e os em decúbito lateral, devido ao pocisionamento da barriga, preservando, assim, o conforto da gestante. Os movimentos ajudam a melhorar a circulação sanguínea, principalmente dos membros inferiores e ajudam a evitar câimbras.
A prática regular e sempre acompanhada de um profissional alivia as tensões na parte superior das costas e o bebê, por sua vez, recebe mais oxigênio e é também beneficiado. O crescimento do bebê torna-se mais adequado devido ao controle de peso por parte da mãe. E após o nascimento a mulher pode retomar os exercícios a partir de 30 dias do nascimento, independente se for parto normal ou cesárea.
Fonte: Revista Tudo Sobre Pilates

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